terça-feira, 4 de setembro de 2007

A lei suprema da vida Pátria

"Observando agora o processo por que os seres se perpetuam e progridem, vemos que os imperfeitos representam transições para os mais perfeitos. O perfeito alimenta-se do imperfeito. O superior vive do inferior.
A lei suprema da vida, é, portanto, a lei do sacrificio das formas inferiores ás superiores.
Até no mundo físico se revela tem nome da gravidade. O corpo menor é atraido pelo maior. Atrair é viver; ser atraido é morrer. O pequeno corpo atraído perde-se, morre no grande corpo que atrai....
Os seres não realizam em si o seu destino, mas naqueles a que sacrificam a sua existência.
O rio é a morte de muitas fontes e o mar é a morte de muitos rios; mas o rio no mar é mar. A consciência humana é também a morte, o sacrifício de muitas vidas animais e vegetais inferiores a ela.
Assim o indivíduo sacrificado à Pátria fica também a ser Pátria.
Cumpriu a fonte o seu destino, tornando-se tio, o o rio tornando-se mar e o indivíduo tornando-se Famía, Pátria, humanidade, subindo da sua natureza individual e a nima à perfeita natureza do Espírito.
A lei suprema da Vida, é a lei do sacrifício. Ela rege a própria harmonia universal. Se desaparecesse, o mundo voltaria aos caos.
O português, ser individual e humano, deve sacrificar a sua vida à Pátria portuguesa - ; ser espiritual e divino.
Não é só nos campos de batalha que o indivíduo cumpre a Lei suprema. Também a cumpre amando e trabalhando como chefe de Família, como Patriota e como homem, a favor da Família, da Pátria e da Humanidade.
A lei do sacrifício é, portanto, a lei do amor e do trabalho.
Dar sentimento natural desta suprema aos portugueses, estabelecer estre eles e o seu destino uma perfeita concordância, isto é, elevá-los a esse estado de alma, chamado heróico (morrer pela Pátria, amar e trabalhar), (.......).
Há momentos em que o sentimento de obediência á Lei suprema desfalece, pondo em perigo a independência de uma Raça, a qual se firma, a todo o instante, no esforço comum dos indivíduos que a compõem. Assim uma esgotada terra definha as árvores, as vidas superiores, que dela de alimentam....
É preciso, portanto, fortalecer e animar a alma dos portugueses, para que a Pátria, que deles depende, ganhe novas energias e virtudes.
Sem acção moral pode haver existência, mas não há vida. E a própria acção material, não sendo espiritualmente orientada, esteriliza-se.
A Pátria, ser espiritual, está intimamente ligada à Humanidade. Está para a Humanidade, como o indivíduo para a sociedade. Tentrar destruí-la é um absurdo, como querer tornar os homens iguais, metendo-os à força dentro damesma forma jurídica. A lei escrita não pode revogar o que a Vida legislou."
Teixeira de Pascoaes