terça-feira, 4 de março de 2008

Saudosos automóveis

Não sou nenhum especialista em assuntos hi-tec! Muito pelo contrário....Estou só pensando alto. Todas as mudanças que acontecem todos os dias têm-me feito pensar em carros, uma paixão que tenho, especialmente carros antigos!
Dizem que os automóveis de hoje são descartáveis. A chaparia parece feita de papel e todo o restante é de plástico, correcto, mas não é por isso que são descartáveis, os motivos são outros:
Quando eu era criança, nos ínícios dos anos 70, a minha familia tinha vários automóveis, Renault 4L, Fiats, Opel, Fordsons....etc, em pouco tempo os carros ficavam cheios de ferrugem, principalmente naqueles pontos críticos dos modelos: guarda-lamas, porta das malas, à volta dos vidros, embaladeiras, dentro das portas...etc. Quem ainda hoje possui um carros desses sabe do que eu estou falando, mas também sabe que tudo é reparável e recuperável.
Na minha opinião, os carros de hoje são descartáveis justamente por causa da alta tecnologia utilizada. Vamos comparar dois automóveis considerados antigos hoje, um fabricado em 1930 e outro em 1970. O que mudou? Basicamente nada! O design é diferente, a potência aumentou bastante, há mais conforto, mais segurança, mas a essência, o principio básico, é exactamente o mesmo. Ambos são movidos a motores a explosão, usam o mesmo combustível e nenhuma electrónica, ou computadores. E é exactamente esta simplicidade que fez com que ambos continuem existindo e funcionando até hoje. A sua manutenção ainda é possível! Isto é fantástico.
Daqui para frente, cada vez mais os automóveis terão componentes electrônicos e menos peças mecânicas. Como encontrar à venda em 2057, por exemplo, um módulo de injecção electrónica de um carro fabricado em 2000 ou 2010? Ou o sistema que comanda a caixa “tiptronic” fabricada em 2008? Não vai adiantar recorrer àquele velho amigo mecânico ou torneiro! Essa época acabou.
Além disso, há outra agravante: a oxidação. Circuitos electrónicos oxidam com imensa facilidade. Não vai adiantar aquela história de carro guardadinho na garagem anos a fio e tapado com uma capa. A electrônica certamente irá avariar pelo simples facto dos anos passarem, isto é desolador e revoltante.

Sem comentários: