Anda por ai em exibição uma campanha publicitária de Crédito á Habitação do banco Millennium BCP que é um bom exemplo de perversão e inversão de valores na sociedade portuguesa.
Na dita campanha, cheia de côr, ritmo e juventude, bem ao jeito da neo-escola de marketing e publicidade, o slogan principal é " ....faz como eu, escolhe ser feliz!"
Ora isto é incrivel, como se alguem podesse ser feliz contraindo uma divida para a vida, como são os actuais créditos á habitação que transformaram Portugal no país com mais "proprietários" imobiliarios mas também no país com mais crédito mal parado, com centenas de milhares de familias de corda ao pescoço, algumas delas literalmente, sem poupança, sem fundo de maneio.
Pode ser considerada publicidade enganosa, os sonhos e a felicidade não se vendem, conquistam-se com esforço e trabalho.
Nunca recorri a créditos, penso que o meu débil sono não iria resistir a uma tamanha agressão de consciência, saber-se que se tem uma coisa, casa, carro, ou qualquer outro objecto, mas que na verdade aquilo não é nosso na realidade, é assim como uma realidade virtual controlada não por nós, mas por factores externos que condicionam as existências.
E isto sem falar no vergonhoso e irresponsável crédito ao consumo, com juros na ordem dos 30%, amplamente divulgado e á disponibilidade dos que querem férias, electrodomésticos, mobiliário e toda a panóplia de objectos e desejos pessoais, este tipo de crédito e as empresas que o divulgam e concedem deviam ser permanentemente encerradas e proibidas de operar em território nacional.
Estranho conceito de felicidade aquele que considera dividas bancárias a felicidade garantida.