segunda-feira, 20 de julho de 2009

Porque as conspirações existem...

O homem nunca foi à Lua". Dizer isso certamente chama a atenção, da mesma forma que o rumor semelhante de que nenhum avião caiu no Pentágono em 11 de Setembro, que diga-se de passagem, faz muito mais sentido e parece-se mais com a verdade do que dizer que efectivamente um avião se despenhou mesmo contra as paredes do Pentágono, mas essa é outra história.

Visto que já existem outras páginas de qualidade na internet desmentindo o rumor espúrio, nesta referência vamos-nos limitar a abordar apenas dois elementos relacionados à questão:

Recentemente o website moontruth.com divulgou um sensacional vídeo mostrando o que seria um teste para a futura fraude realizada pela NASA. Quatro anos antes de 1969 lá estava um astronauta descendo as escadas de um módulo lunar dizendo as palavras "Um pequeno passo para um homem, um gigantesco...".

De repente, acontece um erro e o que parecia estar sendo transmitido em directo da Lua revela-se estar sendo filmado em estúdio. É um erro de gravação, é apenas um actor vestido com roupas espaciais.

O vídeo se espalhou pela internet, principalmente pelos blogs, entusiasmando muitos que já acreditavam na 'farsa da Apollo'. Mas bastava qualquer pessoa investigar o domínio moontruth.com para descobrir que estava registrado pela heterodoxa empresa de propaganda 'The Viral Factory'.

Já na página de entrada descobri ao que a empresa se propõe:

"Comunicação viral é claramente uma enorme oportunidade para fazer sua marca crescer. Acerte em cheio e a recompensa será enorme. Seus consumidores espalharão sua mensagem por você, a velocidades impressionantes para uma quantidade fenomenal de pessoas. Erre e sua proposta cuidadosamente montada irá pouco além da caixa de entrada dos directores de marketing."

A incompreensível destruição dos projectos do Saturno V
Mesmo entre entusiastas dos avanços aeroespaciais circula o rumor de que os projetos do colossal foguete Saturno V que levou as missões Apollo, até hoje o maior foguete lançador já construído, teriam sido destruídos pelos americanos.

Até o autor desta referência já levou a sério o rumor, a versão que ouvi dava conta de que isto teria sido feito pela NASA para impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias para o desenvolvimento do vaivem espacial. Outras versões dos rumores (ao que parecem, mais comuns) dizem que os projectos foram destruídos pelo Congresso americano para evitar que 'caíssem em mãos erradas'.

Em 1996 John Lewis escreveu em seu livro Mining the Sky que havia procurado pelos projectos do Saturno V há alguns anos e concluído que teriam sido "perdidos".

Finalmente, em 2000, Paul Shawcross, do escritório do Inspector Geral da NASA ,desmentiu o boato. Ele respondeu que os projectos do foguete lançador Saturno 5 estão armazenados em microfilme no Marshall Space Flight Center, e que "os Arquivos Federais na Geórgia também teriam mais de 2.900 pés cúbicos de documentos relacionados ao lançador".

Shawcross notou contudo que "o problema em recriar o Saturno 5 não é encontrar os desenhos, é encontrar os fornecedores que podem prover as peças de meados dos anos 60, e o facto de que as bases de lançamento e prédios de construção de veículos foram convertidos para o vaivem espacial, assim você não tem de onde lançar [o Saturno 5]. Quando se tiver refeito o projecto para se ajustar às peças disponíveis hoje e remodificar as bases de lançamento, pode simplesmente ter começado com um projecto completamente novo".

Para saber mais
- Are Apollo Moon Photos Fake?
- The hoax of the Moon hoax
- Michael Shermer´s brilliant "Moon Hoax"
- Saturn 5 Blueprints Safely in Storage

Sem comentários: